Arequipa e Colca Canyon - Peru

Eu e Marina separamo-nos uma vez mais. Ela ficou em Puno e eu segui para Arequipa, numa viagem de bus de 7 horas.


Arequipa esta a cerca de 2400 metros de altitude, o que faz com que o clima seja bem mais apetecível do que as zonas altas. E' conhecida como a cidade branca do Peru e exibe monumentos históricos riquíssimos, especialmente a majestosa Catedral na Plaza de Armas.


Uma das maiores atracções e' o Mosteiro de Santa Catalina. Uma visita a este mosteiro faz-nos viajar no tempo e, decerto, muito terão as paredes por contar. O que nos e' revelado pelo guia já e' suficientemente perturbador.


E quem vai a Arequipa e não visita o Canyon Colca, e' mais ou menos como ir a Roma e não visitar o Vaticano. Confesso que não estava nos meus planos, mas sim, subir o Vulcão "El Misti" em dois dias. A senhora da agencia pura e simplesmente convenceu-me a não fazê-lo porque nessa altura já fazia bastante frio a noite e iríamos pernoitar em acampamento, a uma altitude de 4500m. Só me vinha 'a baila a noite sem pregar olho, na Laguna Esmeralda. Não, o frio faz-me recuar com total autoridade.


Assim, parti no tour de visita ao Canyon Colca, durante dois dias. O primeiro dia consistiu em varias paragens em vilas no Valle Colca e pernoitamos em hostels, em Chivay. 


Primeiro dia: 21/05/2012


O primeiro ponto visitado situa-se a 4300 metros. E' uma colónia de alpacas e llamas. Seguiu-se o "Morador de Volcanes", o ponto mais alto de todo o tour (4910m).


Pernoitamos em Chivay (3600m), conhecida como "pueblo del amor".


'A noite, o jantar foi brindado com a dança típica do Valle del Colca, a dança "witi witi" (sexo) ou dança do amor. O par, incluindo o homem, veste saia. Esta tradição vem da proibição de que as filhas tivessem amigos rapazes, imposta pelo pai. Para contrariar a ordem, os rapazes começaram a vestir-se de mulher e passavam horas no quarto das meninas, fazendo amor, como se de amigas a brincar com bonecas se tratassem (na cabeça do pai...).


Segundo dia: 22/05/2012


Visitamos o Pueblo Yanque, que foi a capital do Valle del Colca ate 1930, quando Chivay o destronou.


Existem dois povos em Valle del Colca: "Collagua" e "Cabana".


Collagua, segundo a guia, fala "aymara" e o nome / tradição vem do Vulcão "Collaguata", cuja forma e' piramidal. Deformavam os craneos dos recem-nascidos, respeitando a forma do vulcão.


Os Cabanas falam "quechua" e o nome / tradição vem do vulcão "Huaca Hualca", cujo topo era uma linha recta, tipo planalto. Também deformavam o craneo dos recem-nascidos de acordo com a forma do vulcão.


Hoje em dia, diz-se, que a única diferença entre Collaguas e Cabanas e' no chapéu, nos primeiros e' mais alongado e nos segundos, colorido.


Finalmente chegou o momento do tour: Cruz del Condor. Aqui assistimos a um espectáculo ao vivo e a cores, de condores a sobrevoar o Canyon del Colca em voos dignos de trofeu.


O Condor (abutre) e' uma ave sagrada para os povos. Mede cerca de 1 metro de altura e 3m de largura, com as asas abertas. Pesa entre 12 e 15 kg e chega a viver 50 anos.


A sua alimentação consiste na carne de animais mortos, mas não chega a matar.


Uma curiosidade interessante que me passaram e que partilho: os condores sao muito fieis, só tem uma fêmea. Quando esta esta muito doente ou morre, o macho tende a suicidar-se, lançando-se numa queda vertiginosa, de muito alto, pois não consegue sobreviver sozinho e, muito menos, arranjar outra fêmea. Da para acreditar nisto, nos dias de hoje?


Outra que não resisto a partilhar: a fêmea põe dois ovos de cada vez. A primeira cria a sair, come o outro ovo, nesse caso, o irmão, como trofeu. Portanto, só um pode sobreviver.


Posso concluir a titulo irónico que, logo 'a nascença, o mesmo condor que aprende a ser o único, aprende também a ter uma única pessoa a seu lado, para proteger.


O Canyon Colca, mais imponente do que o de Grand Canyon (Arizona), tem uma profundidade superior a 3600 metros. Uma preciosidade que nenhuma câmara consegue captar.

Comentários

Mensagens populares