Hola Guatemala (Julho 2012)

Chegar à Guatemala, a partir de San Cristobal de las Casas (México), significa um dia (21/07/2012) de viagem por paisagens deslumbrantes.

O primeiro destino guatemalteco foi o maravilhoso Lago Atitlan. Uns diazinhos passados neste cenário renovam qualquer ser.

E, a partir daqui, é possível ir ao mercado indígena Chichicastenango, com uma brutalidade de têxteis de cores vivas que conquistam a vista e com preços tão em conta que pode provocar o total esquecimento da nossa condição de mochileiros e começar a comprar compulsivamente.

Para os que visitarem a Guatemala de férias, recomendo deixarem este spot mais para o final, para poderem abusar do consumismo.

Antigua é uma cidade de boas vibrações.

Passear pelas ruas basta para nos preencher.

É também um destino de sonho para os apreciadores de boa culinária. Tem uma oferta de restaurantes muito bons.

Um dos meus spots preferidos chama-se Café Condesa! Encontra-se numa esplendida casa colonial, de 1549, tendo sido uma das casas reais. O primeiro ocupante foi o Conde Gomero.

Esta casa tem um mistério. Reza a lenda que um dos condes regressou de repente de uma viagem e encontrou a sua esposa num entretenimento a dois. Diz-se que o Conde enterrou o infeliz, vivo, no interior de uma parede.
Verdade ou não, em 1976, depois do terramoto, encontraram um esqueleto numa das paredes da casa...

Hoje, o Café Condesa tem o melhor café que bebi desde que iniciei a viagem há seis meses (eu, que não aprecio café, chego a repetir).

Mas nao se fica por aqui. Antigua oferece muitas opções culturais. Como por exemplo, saborear um jazz ao vivo no Café Bourbon ou um filme independente num bar que se transforma num cinema com pufs e batidos naturais, quando o sol se põe, ou ainda assistir a documentários no Proyecto Cultural El Sitio.

Tirei um dia (25/07/2012) para fazer uma caminhada. O escolhido foi o vulcão activo Pataya. Este teve a última erupção em 2010, 3 km em altitude e atingiu a cidade de Guatemala. Esta erupção fez com que a cratera abrisse.

Na caminhada, existe um miradouro a partir do qual se pode observar três vulcões: Vulcan de Agua (3760m), Vulcan Acatenango (3976m) e Vulcan de Fuego (3763m), este último activo.

Impressionante como um país tão pequeno possui 33 vulcões, sendo 3 deles activos.







Comentários

Mensagens populares